domingo, 21 de novembro de 2010

Ikebana Gardy

IKEBANA-mais que um presente, uma forma de carinho.
O contato com a flor (natureza) resulta no desenvolvimento da sensibilidade, é considerada uma forma de meditação. Iniciar-se no seu aprendizado é um caminho de auto-conhecimento e elevação da espiritualidade.
Ikebana é uma arte milenar japonesa cuja a técnica consiste em arranjar galhos de flores naturais em plena harmonia com o vaso utilizado, o ambiente e a ocasião.

 
Na ikebana, procura-se retratar o equilíbrio existente no universo, unindo o céu (Shin), o homem (Soe) e a terra (Tai ou Hikae) dentro de um mesmo arranjo. No Japão existem mais de 3 mil escolas com linhas de ensino diferentes de ikebana, mas todas partem deste mesmo princípio de harmonia entre os três elementos que compõem o universo.
A sensibilidade do praticante de ikebana o faz reagir de forma mais harmoniosa e consciente, valorizando cada movimento e as formas puras da naturea.
Esse respeito pela vida das plantas traz resultados excelentes e os arranjos chegam a viver mais tempo. Além disso, cada ikebana tem o toque pessoal do artista, por trabalhar com sentimento interiores. O praticante isola-se dos problemas externos, o que tem levado muitas pessoas a procurarem a arte para fugir do estresse interagindo com o arranjo.oema de Meishu Sama
deüilida paz", afirma.
Poema de Meishu Sama
 A beleza da flor,Quando a fixo Compenetrado. Volto a sentirQuão profundas são as bênçãos de Deus.Conheci a alegria do mundoAo adornar minha sala,Com a camélia que floresceu no jardim.Aqueles que têmO desejo ardente de se igualarÀ beleza das flores,Possuem coraçõesQue a elas se assemelham.

Onde existe flor aflora a luz Poema Meishu S

curiosidades
- Nem sempre é necessário ter flores no arranjo de ikebana.
- A palavra ikebana significa "fazer viver as flores"; "ike" de Ikey = fazer viver; e "bana" de Hana = flor.
- Atualmente é muito praticada por paisagistas, decoradores e amantes das tradições orientais.
- A ikebana é considerada uma forma de meditação.
- Os cinco elementos do Budismo presentes na ikebana são: Terra, Fogo, Ar, Água e Espaço.

TERRARIOS

EXPOMINAS 2010

domingo, 15 de agosto de 2010

MINI JARDINS, TERRÁRIOS, MINI VASOS, IKEBANA, ORIGAMI E MAIS




Terrários Gardengardy

São pequenos jardins montados cuidadosamente em cachepôs de vidro trabalhados plasticamente em seu interior com desenhos abstratos feitos à partir de pigmentos naturais (terras, areias e minerais diversos) e também substrato orgânico.

O trabalho de jardinagem é composto principalmente por cactos e suculentas, podendo variar de acordo com o gosto de cada um, sendo acrescido com outros tipos de plantas, ornamentos, pedras coloridas e ainda pequenos adereços. Uma forma inusitada de integrar as artes plásticas com a jardinagem.

Os tamanhos dos terrários variam de acordo com os recipientes, contendo em média 2 à 5 espécies de plantas. A terrofilia além de ser um hobby muito agradável e prazeroso, é uma maneira de ter um belo jardim dentro de casa. Ideal para decoração e um presente singular.